A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO) tem origem no Centro de Planejamento e Desenvolvimento (Ceplad), órgão criado em 1972 com o propósito de assessorar a Administração Superior no processo de planejamento global da Universidade. Em 1978, esse órgão foi transformado em Secretaria Geral de Planejamento (Segeplan), em função do novo estatuto da UFV. Em 1996, a Segeplan foi alterada para Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.
A PPO é um órgão executivo da Reitoria, com finalidade de planejar, coordenar, fomentar e acompanhar as atividades, políticas e processos de planejamento, orçamento, governança, finanças, contabilidade, gestão de projetos e convênios, patrimônio, aquisição de bens e serviços e tecnologia da informação da Universidade Federal de Viçosa, visando ao contínuo perfeiçoamento e eficiência da administração.
Seu regimento interno foi aprovado em 14/03/2020, pelo Conselho Universitário, por meio da Resolução nº 02/2020.
À PPO compete coordenar e desenvolver as atividades de planejamento e avaliação institucional; elaborar a proposta orçamentária anual e coordenar a alocação interna de recursos; orientar a atualização da estrutura organizacional; sistematizar dados e prestar informações institucionais de natureza acadêmica, administrativa e financeira; coordenar atividades relacionadas a governança, transparência e gestão de contratos e convênios; gerenciar atividades para aquisição de bens e serviços, controle de materiais e gestão patrimonial; e coordenar atividades relacionadas a tecnologia e segurança da informação.
Área de Planejamento e Avaliação Institucional
Tem como atribuições coordenar as atividades relacionadas ao planejamento institucional; coordenar a avaliação do alcance dos Objetivos Institucionais e Metas Estratégicas; e orientar as unidades na elaboração do planejamento descentralizado.
Contato: (31) 3612-2603
Área de Gestão Orçamentária
Tem como atribuições elaborar a proposta orçamentária anual; alocar recursos conforme critérios definidos pela administração; e coordenar a elaboração do relatório anual de gestão.
Contato: (31) 3612-2607
Área de Gestão e Estrutura Organizacional
Tem como atribuições promover a atualização da estrutura orgânica da UFV; promover estudos e análises para o contínuo aperfeiçoamento do sistema administrativo e racionalização e/ou modernização dos métodos de funcionamento da Universidade; auxiliar na elaboração de regimentos e organogramas; ordenar dados; proporcionar e executar análises para a promoção do desenvolvimento institucional; elaborar relatórios institucionais; e dar transparência às informações institucionais de natureza acadêmica, administrativa e financeira.
Diretoria de Governança Institucional (DGI)
A DGI é o órgão responsável por aperfeiçoar o desempenho organizacional, contribuir para redução dos riscos e alinhar as ações à estratégia de gestão da UFV, mediante o desenvolvimento das estruturas de governança, baseadas nos princípios da eficiência, transparência e prestação de contas.
A DMT é o órgão responsável pela condução dos processos de aquisição de bens, contratação de serviços e obras para a UFV.
Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)
A DTI é o órgão responsável pelo apoio e execução de atividades necessárias à condução da política de informática no âmbito da Universidade.
Diretoria Financeira (DFN)
À DFN compete a gestão dos recursos orçamentários e financeiros, o registro e acompanhamento das dotações orçamentárias e a gestão de registros contábeis e tomadas de conta.