A UFV divide recursos orçamentários entre as unidades gestoras considerando uma matriz que utiliza vários indicadores.
Conheça a Matriz de Distribuição de Recursos Orçamentários na UFV.
É utilizada na alocação de recursos para as universidades federais por meio de indicadores de qualidade e produtividade, tendo como principal índice o “Aluno-Equivalente”. Os dados utilizados para o cálculo da matriz de alocação de recursos são fornecidos ao Ministério da Educação via atualização do Sistema PingIFES (Plataforma de Integração de Dados das Ifes).
Conheça a Metodologia da Matriz Andifes
O aluno equivalente é o principal indicador utilizado para fins de análise dos custos de manutenção das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), nas rubricas referentes ao orçamento de custeio e capital (OCC). O cálculo desse indicador foi objeto de estudos realizados pela Secretaria de Educação Superior do MEC e a Comissão de Modelos da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Tem como objetivo realizar a análise da contagem de carga horária prática das disciplinas dos cursos do Campus Viçosa a ser computada no Relatório de Atividades Docentes, respeitando os princípios estabelecidos pelas diretrizes curriculares, para fins de progressão na carreira docente e para a Matriz de Distribuição Interna de Recursos Orçamentários da UFV.
O Stratus permite aos gestores acompanharem a execução das cotas orçamentárias distribuídas nas solicitações de material de consumo e de material permanente.
Conheça mais sobre o Sistema Stratus
O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) viabiliza a administração das solicitações e dos pagamentos de diárias e passagens, possibilitando que as requisições sejam feitas por meio da internet, diminuindo o tempo de emissão e melhorando as condições de atendimento e consulta dos usuários. Na UFV, os procedimentos relativos aos afastamentos da sede e do país realizados no interesse da administração pública são regulados via Portaria Normativa n° 1/2020/RTR, de 29/01/2020.
Conheça mais sobre o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)
Formulário em atendimento ao Decreto 10.888, de 9 de dezembro de 2021 e Portaria nº95, de 16/02/2022, do Ministério da Educação.