Orçamento

Matrizes UFV


A UFV divide recursos orçamentários entre as unidades gestoras considerando uma matriz que utiliza vários indicadores.



Conheça a Matriz de Distribuição de Recursos Orçamentários na UFV.



Matriz Andifes


É utilizada na alocação de recursos para as universidades federais por meio de indicadores de qualidade e produtividade, tendo como principal índice o “Aluno-Equivalente”. Os dados utilizados para o cálculo da matriz de alocação de recursos são fornecidos ao Ministério da Educação via atualização do Sistema PingIFES (Plataforma de Integração de Dados das Ifes).


Conheça a Metodologia da Matriz Andifes




Cálculo do aluno equivalente para fins de análise de custos de manutenção das IFES


O aluno equivalente é o principal indicador utilizado para fins de análise dos custos de manutenção das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), nas rubricas referentes ao orçamento de custeio e capital (OCC). O cálculo desse indicador foi objeto de estudos realizados pela Secretaria de Educação Superior do MEC e a Comissão de Modelos da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).


Conheça mais sobre o cálculo do aluno equivalente para fins de análise de custos de manutenção das IFES




Análise de Contagem da Carga Horária Prática das Disciplinas dos Cursos do Campus Viçosa


Tem como objetivo realizar a análise da contagem de carga horária prática das disciplinas dos cursos do Campus Viçosa a ser computada no Relatório de Atividades Docentes, respeitando os princípios estabelecidos pelas diretrizes curriculares, para fins de progressão na carreira docente e para a Matriz de Distribuição Interna de Recursos Orçamentários da UFV.


Conheça mais sobre a Análise de Contagem da Carga Horária Prática das Disciplinas dos Cursos do Campus UFV-Viçosa




Sistema Stratus


O Stratus permite aos gestores acompanharem a execução das cotas orçamentárias distribuídas nas solicitações de material de consumo e de material permanente.


Conheça mais sobre o Sistema Stratus




Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)


O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) viabiliza a administração das solicitações e dos pagamentos de diárias e passagens, possibilitando que as requisições sejam feitas por meio da internet, diminuindo o tempo de emissão e melhorando as condições de atendimento e consulta dos usuários. Na UFV, os procedimentos relativos aos afastamentos da sede e do país realizados no interesse da administração pública são regulados via Portaria Normativa n° 1/2020/RTR, de 29/01/2020.


Conheça mais sobre o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)