Orçamento




Matrizes UFV


A UFV realiza a divisão de recurso entre as unidades gestoras considerando uma matriz que utiliza vários indicadores.



Conheça a Matriz de Distribuição de Recursos Orçamentários na UFV.



Matriz Andifes


É utilizada na alocação de recursos para as universidades federais por meio de indicadores de qualidade e produtividade, tendo como principal índice o “Aluno-Equivalente”. Os dados utilizados para o cálculo da matriz de alocação de recursos são fornecidos ao Ministério da Educação via atualização do Sistema PingIFES (Plataforma de Integração de Dados das IFES).


Conheça a Metodologia da Matriz Andifes



Cálculo do aluno equivalente para fins de análise de custos de manutenção das IFES


O aluno equivalente é o principal indicador utilizado para fins de análise dos custos de manutenção das Instituições Federais de Educação Superior – IFES, nas rubricas referentes ao orçamento de custeio e capital (OCC). O cálculo deste indicador foi objeto de estudos realizados pela Secretaria de Educação Superior do MEC e a Comissão de Modelos da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES.


Conheça mais sobre o cálculo do aluno equivalente para fins de análise de custos de manutenção das IFES




Análise de Contagem da Carga Horária Prática das Disciplinas dos Cursos do Campus UFV-Viçosa


Tem como objetivo realizar análise de Contagem de Carga Horária Prática das Disciplinas dos cursos do Campus UFV-Viçosa a ser computada no Relatório de Atividades Docentes, respeitando os princípios estabelecidos pelas diretrizes curriculares, para fins de progressão na carreira docente e para a Matriz de Distribuição Interna de recursos orçamentários da UFV.


Conheça mais sobre a Análise de Contagem da Carga Horária Prática das Disciplinas dos Cursos do Campus UFV-Viçosa




Sistema Stratus


O Stratus permite aos gestores acompanharem a execução das Cotas Orçamentárias distribuídas nas solicitações de Material de Consumo e de Material Permanente.


Conheça mais sobre o Sistema Stratus




Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)


O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) viabiliza a administração das solicitações e pagamentos de diárias e passagens, possibilitando que as requisições sejam feitas por meio da internet, diminuindo o tempo de emissão e melhorando as condições de atendimento e consulta dos usuários. Na UFV, os procedimentos relativos aos afastamentos da sede e do país realizados no interesse da administração pública são regulados via Portaria Normativa 01/2020/RTR, de 29/01/2020.


Conheça mais sobre o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)