Revisão 2020-2023

No período de novembro de 2019 a abril de 2020, representantes dos órgãos coordenadores dos Objetivos Institucionais que compõem o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFV, quais sejam, Pró-Reitores, Diretores da DCI, DRI, DTI, Cead e do CenTev, se reuniram com o objetivo de apresentarem propostas de revisão do plao estratégico institucional, para o período de 2020 a 2023. Essa revisão se fez necessária em virtude das mudanças de cenários interno e externo, decorrentes da posse de novos gestores, tanto na UFV quanto no Governo Federal, que trouxeram novas perspectivas para os rumos da administração.   

Os encontros, coordenados pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, e presididos pela Reitoria, também contaram com a participação dos Diretores dos Centros de Ciências, Diretores dos Campi Florestal e Rio Paranaíba, e membros das respectivas equipes de trabalho. Nessas ocasiões, todas as Metas Estratégicas dos 21 Objetivos Institucionais foram discutidas: algumas foram mantidas, outras excluídas, redimensionadas ou desmembradas. Houve também a inclusão de novos desafios. Em muitos casos, mesmo metas importantes foram reconsideradas, devido à inevitabilidade de adequar o planejamento para atender às questões prioritárias, em virtude da disponibilidade orçamentária. 

As propostas de revisão do plano estratégico institucional foram disponibilizadas para apreciação da comunidade universitária, que teve a oportunidade de se manifestar respondendo a um questionário sobre o novo plano institucional. Os arquivos com as propostas estão acessíveis por meio dos links na listagem abaixo, organizados por Objetivos Institucionais, contendo o plano inicial, de 2018 a 2023, seguido das proposições de revisão, suas respectivas justificativas, e quadros com o resumo do novo plano para 2020-2023. 

As propostas de revisão das Metas Estratégicas foram apreciadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), aprovadas pelo Conselho Universitário (Consu), em 17/09/2020, e nortearão os rumos do planejamento institucional da UFV nos próximos anos. A partir do plano estratégico são elaborados os Planos Gestão, ocasião em que os agentes de planejamento atuam nos planos tático-operacionais, utilizando o Sistema do Plano de Gestão.




Propostas de Revisão das Metas Estratégicas dos Objetivos Institucionais que compõem o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2023 (aprovadas pelo Consu, em 17/09/2020)


Objetivo 1 – Aperfeiçoar e consolidar os cursos de graduação, técnicos, de nível médio e de educação infantil.*
Coordenação: Pró-Reitoria de Ensino
*Proposta modificada a partir das manifestações da comunidade universitária.


Objetivo 2 – Promover a atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, de nível médio, técnicos e da educação infantil.
Coordenação: Pró-Reitoria de Ensino


Objetivo 3 – Estabelecer e consolidar programas e projetos de melhoria do ensino e da aprendizagem.
Coordenação: Pró-Reitoria de Ensino


Objetivo 4 – Ampliar as atividades de ensino e de extensão a distância mediadas pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).*
Coordenação: Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância
*Proposta modificada a partir das manifestações da comunidade universitária.


Objetivo 5 – Consolidar e expandir a pós-graduação.
Coordenação: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação


Objetivo 6 – Fortalecer as políticas de pesquisa, inovação, biossegurança e proteção da propriedade intelectual.
Coordenação: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação


Objetivo 7 – Ampliar a produção e a divulgação científica e intelectual.
Coordenação: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação


Objetivo 8 – Aprimorar e consolidar as políticas de incentivo ao empreendedorismo e disseminação da cultura de inovação, de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico.
Coordenação: Diretoria do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa


Objetivo 9 – Aprimorar a política de extensão e cultura.
Coordenação: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Objetivo 10 – Aprimorar a internacionalização.
Coordenação: Diretoria de Relações Internacionais


Objetivo 11 – Aprimorar a política de gestão e desenvolvimento de pessoas.
Coordenação: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas


Objetivo 12 – Aprimorar a política de assistência estudantil para a permanência dos estudantes de graduação, favorecendo o desempenho acadêmico e a diplomação.
Coordenação: Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários


Objetivo 13 – Aprimorar as políticas de saúde, esporte e lazer para melhoria da qualidade de vida da comunidade universitária.
Coordenação: Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários


Objetivo 14 – Aprimorar a comunicação institucional da Universidade.
Coordenação: Diretoria de Comunicação Institucional


Objetivo 15 – Institucionalizar práticas e mecanismos para o desenvolvimento sustentável e a segurança patrimonial e comunitária.
Coordenação: Pró-Reitoria de Administração


Objetivo 16 – Promover a expansão de instalações físicas do sistema didático-científico, administrativo e comunitário e de estruturas urbanas.
Coordenação: Pró-Reitoria de Administração


Objetivo 17 – Promover a adequação, a reforma e a revitalização de edificações do sistema didático-científico, administrativo e comunitário e de estruturas urbanas.
Coordenação: Pró-Reitoria de Administração


Objetivo 18 – Aprimorar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação de dados e voz.
Coordenação: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento


Objetivo 19 – Aprimorar a gestão da universidade multicampi.
Coordenação: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento


Objetivo 20 – Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de gestão.
Coordenação: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento


Objetivo 21 – Aprimorar a gestão administrativa, financeira e econômica.
Coordenação: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento


Acesse os Objetivos Institucionais e Metas Estratégicas revisados para o período de 2020 a 2023, aprovados pelo Conselho Universitário, em 17/09/2020.