Comunidade universitária pode contribuir na elaboração do PDI 2024-2029 por meio de Consulta e Audiência Pública

30 de outubro de 2023

A UFV realizará, a partir desta segunda-feira (30) até 19 de novembro, uma Consulta Pública, pela plataforma Participa + Brasil, da minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029. O objetivo é receber sugestões e comentários da comunidade universitária para a elaboração do documento que norteará os rumos da UFV nos próximos seis anos, período em que a Universidade completará seu centenário. Todas as contribuições ficarão registradas na plataforma e serão encaminhadas aos gestores das unidades relacionadas para avaliação. Além de apresentar a identidade da instituição, o PDI contém os Objetivos Estratégicos, Metas e Indicadores.

A comunidade também poderá participar da Audiência Pública presencial, que acontecerá nos dias 14 e 16 de novembro, das 14h às 16h30min, no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa, com transmissão pelo YouTube para os campi Florestal e Rio Paranaíba. Nesta audiência, os gestores da UFV apresentarão as propostas de Objetivos e Metas Estratégicas dos Eixos Temáticos Ensino e Educação a Distância; Pesquisa e Pós-Graduação; Internacionalização e Inovação; Extensão e Cultura; Gestão de Pessoas; Assuntos Comunitários; Infraestrutura e Sustentabilidade; Gestão administrativa, financeira, econômica e TI; Governança: comunicação, planejamento e avaliação, gestão estratégica.

Para conhecimento do processo de elaboração, a comunidade poderá acessar a página PDI 2024-2029, na qual são apresentados, entre outros, o Referencial Estratégico, a Metodologia de trabalho, o Cronograma das atividades e os Grupos de trabalho.

Vale ressaltar que o PDI é um documento de gestão administrativa e acadêmica, instituído pelo Ministério da Educação para as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. A primeira edição do PDI da UFV foi publicada em 2012, vigorando até 2017. No ano seguinte, em 2018, foi publicada a segunda edição, com vigência até 2023. Sua estrutura ficou dividida em sete capítulos: 1.Perfil Institucional; 2.Projeto Pedagógico Institucional; 3.Gestão Institucional; 4.Políticas de Atendimento aos Discentes; 5.Infraestrutura; 6.Aspectos Financeiros e Orçamentários, e 7.Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional.

O PDI 2024-2029 será apreciado pelo Comitê de Governança, Riscos, Integridade e Controles Internos (CGRC) e pelos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Universitário (Consu), aos quais o documento também será submetido. A partir de sua homologação, ele se constituirá em um compromisso da instituição com a comunidade acadêmica, com o Ministério da Educação e com a sociedade.

O edital de convocação para a Consulta e Audiência Pública pode ser conferido no arquivo anexo.