Planejamento

Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento de gestão administrativa e acadêmica, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), para as Instituição de Ensino Superior (IES). O PDI visa identificar a IES no que diz respeito à missão a que se propõe, à sua filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.
O Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2023 foi elaborado com o apoio da comunidade acadêmica e aprovado, conforme Resolução n° 9/2018/Consu.

Acesse o Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2023



Plano de Gestão

O Plano de Gestão é um instrumento de gestão com abrangência de quatro anos, o que equivale ao programa de governo de uma administração. Fundamentado nas premissas do planejamento estratégico e estruturado em objetivos, metas e ações, o Plano de Gestão visa principalmente estabelecer uma dinâmica condizente com as políticas de expansão e de desenvolvimento da Instituição.
Sua elaboração é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento e tem a participação de todas as unidades acadêmico-administrativas da UFV.

Acesse o Plano de Gestão 2015-2019



Plano de Contingência

O plano de contingência é um instrumento de administração e gestão utilizado para ordenar e planejar as ações das organizações em situações específicas de crise. Trata-se de uma valiosa ferramenta que busca, no caso específico da Universidade Federal de Viçosa, implementar medidas administrativas, acadêmicas e comunicacionais que buscam prevenir e/ou mitigar os efeitos dessa ameaça.

Sua elaboração é coordenada pelo Comitê Pós-Pandemia, nomeado por meio da Portaria 0337/2020, de 28/07/2020 e seu conteúdo pode ser alterado e ajustado às mudanças e intercorrências que venham a ocorrer.

Acesse o Plano de Contingência da UFV






Plano Estratégico

A Universidade Federal de Viçosa avalia o alcance das Metas Estratégicas que compõem os Objetivos Institucionais do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Até o exercício de 2020, a avaliação foi realizada anualmente; a partir de 2021, a frequência é semestral.
Os órgãos coordenadores dos Objetivos Institucionais descrevem as ações realizadas que contribuíram para o cumprimento do plano, evidenciando o quantitativo alcançado e, se pertinente, os desafios encontrados, caso as metas não sejam alcançadas, conforme instruções da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.
Acesse o Plano Estratégico da UFV



Projeto Pedagógico Institucional

O PPI está contido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFV. O Projeto aborda aspectos relacionados a Inserção Regional, Nacional e Internacional, Princípios Metodológicos, Organização Didático Pedagógica, Ensino, Extensão e Cultura, Pesquisa, Política de Internacionalização e Responsabilidade Social.

Acesse o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFV






Plano de Desenvolvimento Físico e Ambiental

O PDFA é o instrumento orientador e normativo dos processos de ocupação territorial do Campus. Tem a finalidade de orientar a expansão físico-territorial na totalidade do território do Campus, de forma social e ambientalmente sustentável e compatível com as metas de expansão didático-pedagógica da UFV.
O PDFA 2008-2017, instituído pela Resolução nº 14/2008/Consu, foi elaborado sob a coordenação da Pró-Reitoria de Administração, com a participação de todos os segmentos da comunidade universitária.

Acesse o Plano de Desenvolvimento Físico e Ambiental do Campus Viçosa (PDFA) da UFV



Plano de Gestão de Logística Sustentável

O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite à Instituição estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos, em conformidade com a Instrução Normativa nº 10/2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O PLS-UFV 2021-2023 foi elaborado pela comissão designada por meio da Portaria n° 0240/2020, de 15 de abril de 2020, e visa atender aos anseios institucionais destacadamente na Meta Estratégica 2 – Elaborar e implantar o Plano de Gestão de Logística Sustentável, do Objetivo 15 – Institucionalizar práticas e mecanismos para o desenvolvimento sustentável e a segurança patrimonial e comunitária, que compõem o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFV, 2020-2023, além de outros objetivos institucionais diretamente relacionados ao Plano de Ações proposto no PLS, quanto a gestão administrativa, financeira e econômica, acessibilidade, qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o PLS-UFV está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), definidos na Agenda 2030.

Acesse o Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFV



Plano Diretor de Tecnologia da Informação

O PDTI é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de recursos e processos de Tecnologia da Informação (TI). Ele proporciona a integração de soluções e investimentos para a área de TI, buscando a otimização de recursos e o aumento da eficiência para o alcance dos Objetivos Institucionais.

O processo de elaboração do PDTI 2020-2023 foi conduzido por uma comissão composta por representantes da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO), Comissão Executiva de Tecnologia da Informação (Coeti), e dos Serviços de Tecnologia da Informação dos Campi Florestal e Rio Paranaíba, sob coordenação da Dirigente de Tecnologia de Informação da UFV. Além disso, envolveu a participação das diversas equipes de trabalho que compõem a DTI-UFV.

O PDTI 2020-2023 foi apreciado pelo Conselho Universitário (Consu) em sua 443ª reunião, realizada em 13 de dezembro de 2019, e aprovado conforme Resolução n° 21/2019/Consu.

Acesse o Plano Diretor de Tecnologia da Informação da UFV