Comissão Técnica conclui análise da carga horária prática de disciplinas

14 de outubro de 2015


A Comissão Técnica constituída pelo Ato nº 61/2014/Cepe com objetivo de analisar a contagem da carga horária prática das disciplinas dos cursos do Campus UFV – Viçosa a ser computada no Relatório de Atividades Docentes (RADOC), respeitados os princípios estabelecidos pelas diretrizes curriculares para fins de progressão na carreira docente e para a matriz de distribuição interna de recursos orçamentários da UFV, finalizou seus estudos e encaminhou proposta acerca do tema ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), no dia 09 de outubro de 2015, e aguarda agendamento da reunião em que o resultado do trabalho será apresentado.

O trabalho envolveu a análise da carga horária prática por meio das respostas apresentadas pelos Departamentos em um formulário elaborado pela Comissão. De 1.195 (mil cento e noventa e cinco) disciplinas oferecidas em 2014, a Comissão obteve respostas referentes a 953 (novecentas e cinquenta e três). Após a análise dos dados, recomendou-se rever a situação de 365 (trezentas e sessenta e cinco) disciplinas. O resultado final desse trabalho pode ser conferido no relatório anexo.

Presidida pelo Prof. Sebastião Tavares de Rezende, Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, a comissão contou com a participação dos seguintes membros: Prof. Frederico José Vieira Passos, Pró-Reitor de Ensino; Prof. José Rogério de Oliveira, representante do Centro de Ciências Agrárias (CCA); Profa. Míriam Teresinha dos Santos, representante do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB); Profa. Tereza Angélica Bartolomeu, representante do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH); Prof. Mércio Botelho Faria, representante do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE); Profa. France Maria Gontijo Coelho, representante da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD); Benício José Almeida Ramalho, representante da Diretoria de Registro Escolar; e Mariana Fialho, representante da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.