Dicas: Como evitar problemas de formatação

11 de setembro de 2013


Como evitar problemas de formatação em arquivos criados em plataformas diferentes (Microsoft Office e LibreOffice)?

A codificação utilizada pela Microsoft é fechada, por isso podem ocorrer diferenças na formatação dos documentos quando editados no LibreOffice ou em qualquer outro programa que não seja da Microsoft.

 A forma mais segura de evitar esse tipo de problemas no futuro é alterar o arquivo para formatos abertos (ODF), realizar os ajustes necessários e manter o arquivo salvo nesse padrão. Vale lembrar que versões recentes do Microsoft Office permitem salvar arquivos em Open Document Format – ODF.

 Problemas de formatação são mais notáveis em apresentações criadas no PowerPoint, mas exibidas pelo Impress. Para evitar esse tipo de problema, sugere-se:

 Solução 1: Adaptar os arquivos no LibreOffice.

  • Salvar o arquivo em padrão aberto (.odf/odp)
  • Realizar os ajustes de formatação necessários – pode haver variação no tamanho da fonte, por exemplo.
  • Salvar e manter o arquivo em padrão (.odf/odp)

Solução 2: No caso de apresentações que não utilizam efeitos, como tópicos, imagens ou figuras que se movem, os slides podem ser convertidos diretamente para PDF. O PDF foi criado para representar documentos de maneira independente do aplicativo e os leitores oferecem a opção de exibição em tela cheia (Opção Visualizar/Tela Cheia ou tecla F11).

A opção para salvar em PDF está disponível no LibreOffice, qualquer versão, e no Microsoft Office, versões 2010 e 2013, ou por meio de suplemento na versão 2007. Outra opção é a instalação de impressoras virtuais, que convertem arquivos para PDF em máquinas com Windows, já que essa facilidade é nativa no Linux.