Workshop debate implantação de software livre na UFV

20 de agosto de 2013

As pró-reitorias de Gestão de Pessoas e de Planejamento e Orçamento promoverão, nesta quarta-feira (21), o workshop Implantação de software livre na UFV. O evento acontecerá das 14h às 18h, no auditório da Biblioteca Central. O objetivo é debater temas relacionados aos direitos autorais de programas de computador e às políticas do governo para uso de programas abertos.

O workshop também visa apresentar soluções livres já consolidadas no meio acadêmico, como o R, programa de análise estatística, e o LaTeX, amplamente utilizado na produção de textos matemáticos e científicos.

O evento é aberto a toda a comunidade universitária: docentes, técnicos administrativos e estudantes. As atividades serão transmitidas por videoconferência aos campi de Florestal e Rio Paranaíba. Haverá certificado de participação para aqueles que solicitarem.

Programação:

14h – Abertura
14h30 – Legislação e Licenças de Software
14h50 – Software Livre no contexto do Governo Federal
15h45 – Uso de Software Livre em Secretarias
16h05 – Uso de Latex na Preparação de artigos
16h35 – Uso do R em Análises Estatísticas
16h55 – Uso de CFD (Computational fluid dynamics/Fluidodinâmica computacional)
17h15 – Software Livre substituindo soluções proprietárias