Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI UFV 2024-2029

A elaboração do PDI é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO). O processo de elaboração do PDI 2024-2029 foi dividido em quatro etapas:

1 – preparação;

2 – diagnóstico;

3 – planejamento e construção do novo PDI; e

4 – monitoramento e avaliação.

A etapa de preparação teve início em setembro de 2022 com reuniões da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento para estudos sobre planejamento estratégico, definição da metodologia e cronograma de atividades. Foi revisada a Cadeia de Valor da UFV e elaborado o seu Modelo de Negócios. Com base na Cadeia de Valor e no Decreto n 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre os elementos constitutivos do plano de desenvolvimento institucional, foram definidos os eixos temáticos para a elaboração do PDI.

A etapa de diagnóstico, em junho de 2023, consistiu na realização da Análise SWOT, avaliação e apresentação dos Resultados do Índice de Governança e Gestão Públicas (iGG) e da Autoavaliação Institucional e da Avaliação das Metas do PDI 2018-2023 da UFV.

Quanto ao planejamento e construção do novo PDI, os trabalhos iniciaram em maio de 2023, com a disponibilização das informações que subsidiarão a elaboração das propostas de objetivos estratégicos, indicadores e metas.

Assim, será possível estruturar as informações para elaboração do documento indutor do PDI, que será apreciado pela comunidade universitária e posteriormente pelos conselhos superiores da UFV.

A partir da aprovação do PDI pelo Consu e Cepe terá início a elaboração dos Planos de Ações pelos coordenadores dos Objetivos Institucionais.

A etapa de monitoramento e avaliação será realizada periodicamente, com o auxílio da Plataforma FOR, composta pelos módulos integrados ForPDI e ForRisco.

A etapa de preparação teve início em março de 2022 com reuniões da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento para estudos sobre planejamento estratégico, definição da metodologia e cronograma de atividades. Foram revisadas as Cadeias de Valor da UFV e elaborado o seu Modelo de Negócios. Com base na Cadeia de Valor e no Decreto n 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre os elementos constitutivos do plano de desenvolvimento institucional, foram definidos os eixos temáticos para a elaboração do PDI.

A partir desse trabalho inicial, serão definidos grupos de trabalho formados com a participação dos Coordenadores dos Objetivos Estratégicos, membros das respectivas equipes, técnicos da área de planejamento, agentes com conhecimento nos assuntos relacionados aos Eixos Temáticos, Diretores dos Centros de Ciências e dos Campi Florestal e Rio Paranaíba para debate das ideias que representarão as aspirações institucionais.

Os grupos de trabalho, com base nas diretrizes sugeridas pela PPO, apresentarão propostas de objetivos, indicadores e metas a serem alcançadas no período.

O ForPDI é um módulo da Plataforma FOR, aberto para gestão e acompanhamento do PDI de universidades e outras instituições públicas ou privadas, enquanto o ForRisco é a ferramenta que permite a gestão dos riscos dos objetivos institucionais, seu monitoramento e controle.

Os Grupos de Trabalho serão determinados conforme os seguintes Eixos Temáticos:

1 – Ensino e Educação a Distância

2 – Pesquisa, Pós-Graduação, Internacionalização e Inovação

3 – Extensão e Cultura

4 – Gestão de Pessoas

5 – Assuntos Comunitários

6 – Infraestrutura e Sustentabilidade

7 – Gestão (administrativa, financeira e econômica; TI)

8 – Governança: Comunicação; planejamento e avaliação; gestão estratégica.

A composição de cada grupo será definida a partir de 21/06/2023.

O documento indutor do PDI 2024-2029 será disponibilizado à comunidade universitária para apreciação e as sugestões irão contribuir para a versão final do documento.

Guia para Elaboração do Plano de Ações será disponibilizado em breve.

A etapa de monitoramento será realizada em 2024, após a conclusão das três primeiras etapas da metodologia.

Análise SWOT:

Autoavaliação Institucional:

IGG (para os Eixos Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Sustentabilidade, Gestão (administrativa, financeira e econômica; TI) e Governança.

Indicadores – reunião com gestores (2022)

Modelo dos slides para as apresentações

PDI 2018- 2023 :

Apresentações: