Revisão do plano estratégico institucional: apreciação da comunidade universitária

30 de abril de 2020

No período de novembro de 2019 a abril de 2020, representantes dos órgãos coordenadores dos Objetivos Institucionais que compõem o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFV, quais sejam, Pró-Reitores, Diretores da DCI, DRI, DTI, Cead e do CenTev, se reuniram com o objetivo de apresentarem propostas de revisão do plano estratégico institucional, para o período de 2020 a 2023. Essa revisão se fez necessária em virtude das mudanças de cenários interno e externo, decorrentes da posse de novos gestores, tanto na UFV quanto no Governo Federal, que trouxeram novas perspectivas para os rumos da administração.

Os encontros, coordenados pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, e presididos pela Reitoria, também contaram com a participação dos Diretores dos Centros de Ciências, Diretores dos Campi Florestal e Rio Paranaíba, e membros das respectivas equipes de trabalho. Nessas ocasiões, todas as Metas Estratégicas dos 21 Objetivos Institucionais foram discutidas: algumas foram mantidas, outras excluídas, redimensionadas ou desmembradas. Houve também a inclusão de novos desafios. Em muitos casos, mesmo metas importantes foram reconsideradas, devido à inevitabilidade de adequar o planejamento para atender às questões prioritárias, em virtude da disponibilidade orçamentária.

As propostas de revisão do plano estratégico institucional estão disponíveis em www.planejar.ufv.br para apreciação da comunidade universitária, que poderá se manifestar respondendo a um questionário sobre o novo plano institucional, até o dia 22 de maio de 2020. Para acessar o questionário, é preciso utilizar o e-mail institucional “@ufv.br”. Os arquivos com as propostas, também disponíveis no site, estão organizados por Objetivos Institucionais, contendo o plano inicial, de 2018 a 2023, seguido das proposições de revisão, suas respectivas justificativas, e quadros com o resumo do novo plano para 2020-2023.

Posteriormente, as propostas de revisão das Metas Estratégicas serão submetidas à apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho Universitário (Consu) e, ao serem aprovadas, nortearão os rumos do planejamento institucional e da UFV nos próximos anos. E, a partir da aprovação, dar-se-á início à elaboração do Plano Gestão. Nessa etapa, os agentes de planejamento deverão elaborar os seus planos tático-operacionais, utilizando o Sistema do Plano de Gestão.