Elaboração: 2024-2029

PDI do Centenário

A Universidade Federal de Viçosa está em processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029 que alcançará o Centenário da UFV.

Em 2012, foi publicada a primeira edição do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFV, com vigência até 2017, e em 2018 foi publicada a segunda edição, com vigência até 2023. Em 2020, o plano estratégico que compõe o PDI-UFV 2018-2023 foi revisado.

O PDI é um instrumento de planejamento e gestão, norteador das decisões e ações institucionais, instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) como parte do processo de avaliação institucional.

É o principal instrumento de planejamento de médio/longo prazo da Universidade e tem como premissa a definição das estratégias e diretrizes para o seu período de vigência. 

Trata-se de um instrumento que considera a identidade da Instituição no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, aos seus valores e à sua visão de futuro, materializados em objetivos estratégicos e seus respectivos indicadores e metas. 

Os produtos e resultados entregues à sociedade estão representados na Cadeia de Valor, que identifica e apresenta o conjunto de atividades que a Instituição realiza, ou seja, seus macroprocessos e processos de segundo nível, com o reconhecimento do valor público gerado, em consonância com a missão institucional.

Já o Modelo de Negócios da UFV consiste na descrição do sistema de transformação dos recursos institucionais, por meio das atividades inerentes à Cadeia de Valor, em produtos e resultados que causam impactos à sociedade, a fim de cumprir os objetivos estratégicos e gerar valor público ao longo do tempo.

Consulta e Audiência Pública

A Universidade Federal de Viçosa, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, em atendimento ao disposto no art. 31 e art. 32 da Lei nº 9.784, de 29 de Janeiro de 1999, convida a comunidade universitária a participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2024 a 2029. Durante o período da Consulta Pública, será disponibilizada a minuta do documento para possíveis sugestões e comentários. Na Audiência Pública, os gestores apresentarão os Objetivos e Metas Estratégicas dos Eixos Temáticos: Ensino e Educação a Distância; Pesquisa, Pós Graduação, Internacionalização e Inovação; Extensão e Cultura; Gestão de Pessoas; Assuntos Comunitários; Infraestrutura e Sustentabilidade; Gestão administrativa, financeira, econômica e TI; Governança: comunicação, planejamento e avaliação, gestão estratégica.

Período da Consulta Pública: 30/10/2023 a 19/11/2023

Local: Plataforma Participa + Brasil (https://www.gov.br/participamaisbrasil/pdi-ufv-2024-2029)

Data da Audiência Pública: 14/11/2023 e 16/11/2023

Horário: 14h às 16h30min

Local: Auditório da Biblioteca Central – Campus Viçosa (com transmissão pelo YouTube para os Campi Florestal e Rio Paranaíba)

Pauta da Audiência Pública:

  • – Abertura Oficial
  • – Debates
  • – Apresentação das propostas de Objetivos e Metas Estratégicas do PDI 2024 – 2029
  • – Encerramento

Edital

 A elaboração do PDI é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO). O processo de elaboração do PDI 2024-2029 foi dividido em quatro etapas:

1 – preparação;

2 – diagnóstico;

3 – planejamento e construção; e

4 – monitoramento e avaliação. 

A etapa de preparação teve início em setembro de 2022 com reuniões da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento para estudos sobre planejamento estratégico, revisão da legislação vigente, definição da metodologia e cronograma de atividades. A equipe da PPO verificou o Plano Plurianual, Plano Nacional da Educação, decretos e diretrizes do Ministério da Educação vigentes para que o PDI elaborado estivesse alinhado às normas e regulamentações vigentes.

Foi revisada a Cadeia de Valor da UFV e elaborado o seu Modelo de Negócios. Com base na Cadeia de Valor e no Decreto n० 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre os elementos constitutivos do plano de desenvolvimento institucional, foram definidos os eixos temáticos para a elaboração do PDI.

A etapa de diagnóstico, em junho de 2023, consistiu na realização da Análise SWOT, avaliação e apresentação dos Resultados do Índice de Governança e Gestão Públicas (iGG) e da Autoavaliação Institucional e da Avaliação das Metas do PDI 2018-2023 da UFV.

O planejamento e construção do novo PDI iniciou-se com a apresentação dos Documentos de Referência aos Coordenadores dos Objetivos Estratégicos e suas equipes, como subsídio para a elaboração das propostas de objetivos estratégicos, indicadores e metas.

Em seguida, foram definidos grupos de trabalho formados com a participação dos Coordenadores dos Objetivos Estratégicos, membros das respectivas equipes, agentes de planejamento e de riscos, Diretores dos Centros de Ciências, dos Campi Florestal e Rio Paranaíba e servidores com conhecimento relacionado aos Eixos Temáticos, para elaboração de propostas que representarão as aspirações institucionais.

Os grupos de trabalho apresentarão propostas de objetivos, indicadores e metas a serem alcançadas no período, com base nas diretrizes sugeridas pela PPO.

As propostas serão apreciadas pela comunidade universitária e posteriormente pelos conselhos superiores da UFV.

A partir da aprovação do PDI pelo Consu e Cepe terá início a elaboração dos Planos de Ações pelos Coordenadores dos Objetivos Estratégicos.

A etapa de monitoramento e avaliação será realizada periodicamente, com o auxílio da Plataforma FOR, composta pelos módulos integrados ForPDI e ForRisco. Nesta etapa será realizado o acompanhamento sistemático da evolução das metas planejadas com a apresentação dos resultados quantitativos e qualitativos.

O ForPDI é um módulo da Plataforma FOR, aberto para gestão e acompanhamento do PDI de universidades e outras instituições públicas ou privadas, enquanto o ForRisco é a ferramenta que permite a gestão dos riscos dos objetivos institucionais, seu monitoramento e controle.

As Diretrizes para cada Eixo dos Grupos de Trabalho são:

 Grupos de Trabalho do PDI 2024-2029

Distribuição dos Grupos de Trabalho por Eixo Temático

Eixo Temático 1: Ensino e Educação a Distância

PresidênciaMembros


Pró-Reitora de Ensino
Profa. Cristiane Baquim









Edson Martinho Ramos (Registro Escolar)
Francisco de Assis de Carvalho Pinto (Cead)
Fabio Jaderson Miguel Reis (BBT)
Guilherme De Azambuja Pussieldi (CAF)
Vanessa Escher Pagotto Ronchi (CAF)
Vania Maria Moreira Valente (CRP)
Maria Gontijo Castro (CRP)
Benício José Almeida Ramalho (PRE)
Priscila Siolari da Silva (PRE)
Jakson Miranda Fonseca (PRE)
Agentes de Planejamento: 
Michelle Nave Valadão (PRE)
Bruno Lugon de Assis (Cead)
Agente de Risco: 
Thiago Mendonça (PRE)

Eixo Temático 2: Pesquisa, Pós-Graduação, Internacionalização e Inovação

PresidênciaMembros
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
 Prof. Raul Narciso Carvalho Guedes
Karla Damiano (PPG)
Andrea Ribon (NIT UFV)
Adriana Farias (Centev)
Vladimir Di Iorio (DRI)
Agente de Planejamento:
Lauro Sérgio Ferreira Dias

Eixo Temático 3: Extensão e Cultura

PresidênciaMembros
Pró-Reitor de Extensão e Cultura
 Prof. José Ambrósio Ferreira Neto
Daniela Santana
Fabiana Melo

Eixo Temático 4: Gestão de Pessoas

PresidênciaMembros
Pró-Reitor de Gestão de Pessoas
 Prof. Luiz Antônio Abrantes
Flávio Magno Moreira Pinto
Agente de Planejamento:
Ricardo Gandini Lugão

Eixo Temático 5: Assuntos Comunitários

PresidênciaMembros
Pró-Reitor de Assuntos Comunitários
 Prof. Bruno David Henriques
Cristhina Martins Lopes
Debora Carvalho Ferreira
Doiara Silva dos Santos
Maria Aparecida Duarte Lopes
Marisa Dibbern Lopes Correia
Regina Célia Pereira da Silva
Rodrigo Alves Barros
Bruno Barbosa de Oliveira
Elias Vasconcelos Rezende
Erica Toledo de Mendonca
Agente de Planejamento: 
Luis Gustavo da Silva Fonseca

Eixo Temático 6: Infraestrutura e Sustentabilidade

PresidênciaMembros
Pró-Reitor de Administração Leonardo de Assis Vidigal
Bianca Nespoli Cortez (DPO)
Andreia Aparecida Lopes Burnier (DPO)
André Mosqueira Possato (DLO)
Vitor da Cunha Baia (DLO)
Lúcio Mauro Campos Silva (DSG)
Márcio Fernandes da Silva (DSG)
Ulisses Bifano Comini (DAM)
Patrícia das Graças Luis de Queiroz (DAM)
João Antônio Forato (DIM)
Taylone Higino Martins (DIM)
Agente de Planejamento: Weliton Rodrigues (PAD)

Eixo Temático 7: Gestão: administrativa, financeira e econômica; TI

PresidênciaMembros
Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento
 Prof. Evandro Rodrigues de Faria

Mariana Fialho (PPO)
Fabiano Duque (DMT)
Sueli Eloi (DFN)
Lícia Andrade (DTI)
Rodrigo Lopes (PPO)
Agentes de Planejamento: 
Cristiana Rigueira (PPO)
Flávio Maia (DTI)
Agentes de Risco: 
Camila Carvalho (PPO)
Aldair Roberto da Silva (DFN)
Poliana de Souza Paes (DMT)
Jerryson Rodrigues Costa (DTI)
Wanderson Gomides (DGI)

Eixo Temático 8: Governança: comunicação; planejamento e avaliação; gestão estratégica

PresidênciaMembros
Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento
 Prof. Evandro Rodrigues de Faria

Wagner Rocha (PPO)
Fabrício Silva (DGI)
Wanderson Gomide (DGI)
Bráulio Bueno (DGI)
Ludmila Oliveira (PPO)
Marcos Magalhães (PPO)
Luciana Maria (PPO)
Agentes de Planejamento:
Dayse Amâncio (DCI)
Cristiana Rigueira (PPO)
Agentes de Risco:
Camila Carvalho (PPO) 
Dayse Amâncio (DCI)
Monique Bertto (DCI)
Wanderson Gomides (DGI)

Gestão de Riscos de acordo com a Política de Gestão de Riscos e Controles Internos – PGRC

A Diretoria de Governança Institucional (DGI) é responsável pela gestão de riscos na instituição. A gestão de riscos envolve identificar, avaliar, monitorar e controlar os riscos que podem afetar os objetivos estratégicos da universidade.

A metodologia utilizada segue as diretrizes estipuladas na Política de Gestão de Riscos e Controles Internos (PGRC), aprovada na Resolução 07/2021/CONSU/UFV.

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2029, em processo de aprovação, tem seus riscos identificados e tratados através do instrumento de coleta de dados para a gestão de riscos, e posteriormente, seu monitoramento e comunicação geridos na plataforma ForRisco.

O acompanhamento da Gestão de Riscos pode ser acessada no link abaixo:

COLETA DE DADOS DA GESTÃO DE RISCOS

Conheça os Projetos ForPDI e ForRisco

Capacitação ForPDI

Capacitação ForRisco

A etapa de monitoramento e avaliação será realizada semestralmente pela gestão por meio da Plataforma For. 

O painel de bordo da comunidade apresenta os resultados do PDI 2024-2029 para toda a comunidade, fomentando os objetivos de eficiência, eficácia e transparência sobre as informações e as ações desenvolvidas pela UFV.

O monitoramento dos objetivos estratégicos do PDI contempla ainda a gestão de riscos, visando identificar, avaliar, monitorar e controlar os riscos que podem afetar o alcance desses objetivos.

A comunidade pode acessar os painéis de bordo dos dois módulos que compõem a plataforma: ForPDI e ForRisco:

Acesse o painel de bordo do módulo ForPDI

Acesse o painel de bordo do módulo ForRisco