UFV apresenta ações para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2029

13 de junho de 2023

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (12/06) uma reunião para apresentação das ações relacionadas à elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que terá vigência de 2024 a 2029. O encontro aconteceu no Salão Nobre, do campus Viçosa, e contou com a participação de dirigentes e gestores da UFV.

O reitor Demetrius David da Silva destacou que é necessário “o envolvimento de todos, em um trabalho intenso”, já que é “altamente estratégica” a elaboração do PDI, tendo em vista que o documento é o principal instrumento de planejamento da Universidade e norteará as ações institucionais de 2024 e 2029.

A assessora especial da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO), Mariana Mendes Fialho, lembrou que desde o último ano já tem sido realizadas a preparação e o diagnóstico para o novo PDI, como revisão do referencial estratégico da UFV e reuniões de alinhamento com agentes de planejamento. Agora, os gestores e suas equipes devem iniciar o trabalho de elaboração das propostas de objetivos, indicadores e metas dos oito eixos temáticos que irão compor o documento.

De acordo com o cronograma definido, as apresentações das propostas dos grupos temáticos acontecerão entre julho e setembro deste ano para que sejam feitas a avaliação e gestão de riscos dos objetivos estratégicos e, posteriormente, elaborado o documento que passará pela apreciação da comunidade acadêmica e dos conselhos superiores da Universidade.

Com o planejamento apresentado, a meta é que até dezembro de 2023 o PDI esteja pronto para guiar as ações da UFV entre 2024 e 2029. Todos os detalhes sobre as etapas, grupos de trabalho, cronograma e documentos de referência para as apresentações dos grupos estão disponíveis no site da PPO.